Benefícios do Pilates para as crianças

Você já parou para pensar em como você brincava e como as crianças atualmente brincam? É bem diferente, não é?!

A era digital está deixando os pequenos sedentários e com a coluna vertebral de idosos. Isso, porque atualmente as brincadeiras ocorrem no interior das casas, com a utilização de smartphones, televisões, videogames e tablets, sem esforço físico. E tudo isso, vem acompanhado de posturas inadequadas.

No passado, brincar, exigia esforço físico, as brincadeiras eram mais ativas, na rua, correndo, pulando, subindo em árvores ou muros, o que ajudava desenvolvimento de um corpo mais saudável.

Hoje, além de pouco ativas, as crianças também carregam mochilas muito pesadas, o que prejudica ainda mais a postura e a coluna.

Os pais têm procurado alternativas para que seus filhos sejam ativos e tenham hábitos saudáveis e o Método Pilates tem sido uma ótima alternativa para auxiliar nesta fase do desenvolvimento infantil. Veja como:

 

Benefícios do Pilates para as crianças

A criança que pratica Pilates tem muitos benefícios no seu desenvolvimento. Os pequenos podem iniciar a prática do Método a partir dos 4 anos de idade. Veja o benefícios que o Método Pilates pode proporcionar as crianças:

  1. Evita obesidade

O Pilates, assim como outras atividades físicas, reduz o risco de obesidade pelo gasto de energia. O incentivo a prática de exercícios é o começo de uma vida com hábitos mais saudáveis. Já que além de sedentárias, a grande maioria das crianças também se alimenta de forma inadequada.

  1. Aumento da concentração

O Método Pilates tem como princípios a precisão, a concentração, o controle, a respiração. Imagine que além de realizar uma atividade física, a criança trabalha a atenção e a concentração.  Isto vai torna-la mais tranquila, disciplinada, concentrada e focada, principalmente nas atividades escolares.

 

  1. Evita desvios posturais

Os exercícios de flexibilidade e fortalecimento do Método mobilizam todo o corpo e evitam compensações posturais. A criança que pratica Pilates tem a musculatura fortalecida, principalmente a das costas.

 

  1. Desenvolvimento de consciência corporal e flexibilidade

O Pilates desenvolve a consciência corporal, faz com que a criança perceba o seu corpo e o mantenha mais alinhado. A atividade também trabalha a flexibilidade, traz a agilidade, a amplitude de movimentos, principalmente no desempenho de outras atividades.

  1. Preparação para outras atividades

A flexibilidade e fortalecimento proporcionados pelo Pilates também torna as crianças preparadas para outras práticas físicas, o que vai evitar dores e lesões.

 

  1. Socialização das crianças

Com a falta de segurança e o surgimento da tecnologia as crianças tem pouco contato com outras crianças. Praticar Pilates dá mais oportunidades que esta interação ocorra.

 

  1. Desenvolver o hábito em realizar atividade física

O início de uma atividade física ainda criança aumenta a probabilidade de que se adquira o hábito e o prazer de praticar uma atividade física quando adulto, o que é extremamente importante para manter a saúde e qualidade de vida.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *