Pilates x RPG: entenda a diferença

Você sabe o que é Pilates? E RPG? Estas atividades são conhecidas por auxiliarem na correção da postura, porém, são completamente distintas com objetivos também diferentes. Apesar disto, elas ainda causam confusão.

Semelhanças entre Pilates e RPG

Tanto o Pilates como a RPG trabalham o corpo de forma global e são realizadas levando em conta a individualidade e a necessidade de cada indivíduo. Outro ponto em comum é o trabalho de respiração e solicitação do “core”.

Mas, o que difere uma prática da outra?

Para entender a diferença, precisamos conhecer um pouco de cada uma destas atividades:

 

O que é RPG?

 

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma abordagem da fisioterapia que promove o ajuste postural e reorganização dos segmentos do corpo.

O objetivo é rastrear a causa e a consequência da lesão, seguindo as cadeias miofasciais unidas funcionalmente.

São utilizadas uma série de posições específicas, adaptadas para cada paciente de acordo com a cadeia de músculos que está retraída.

O método é exclusivamente manual, o que ajuda no tratamento de patologias musculoesqueléticas, promovendo um ajuste da postura por meio da reorganização e do reequilíbrio muscular. Não há restrição de idade.

E o Pilates?

O “Pilates” é uma modalidade de exercícios físicos, criada por Joseph Pilates que inicialmente chamou-o de Contrologia. O objetivo do Pilates é proporcionar o controle consciente de todos os movimentos do corpo, através dos seus Princípios Fundamentais: centralização, concentração, precisão, controle, fluidez e respiração. (Leia mais sobre os princípios do Método Pilates).

O Pilates trabalha a consciência corporal, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência, melhora a respiração, corrigi a postura e preveni lesões. Além de promover uma conexão entre corpo e mente, busca a qualidade de movimentos e proporciona o trabalho de diversos grupos musculares em um único exercício. Ao mesmo tempo, onde, o aluno alonga certos grupos musculares, fortalece outros. Isso, sempre com muita segurança. Os exercícios são ativos, realizados em aparelhos ou em solo.

Para optar entre Pilates e RPG é necessário saber qual o objetivo a ser atingido.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *